Como pôr as pessoas a “vestir a camisola?” ???????? ⚠️
Esta é uma das perguntas mais comuns em RH. ???? E é uma das mais importantes…
Motivar Colaboradores
Claro que há várias maneiras de conseguir motivar colaboradores, sendo que uma delas, é aumentar o sentimento de pertença dos colaboradores à organização através da realização de eventos que captem de novo a união e a motivação das equipas, recolocando o foco dos seus membros nos objetivos gerais, e que dê às pessoas oportunidades para refletirem sobre a equipa em que estão inseridas.
O evento também deve dar às pessoas oportunidades de refletirem sobre si próprias. O espírito de equipa é importante, claro, mas as equipas só funcionarão bem se os seus membros estiverem comprometidos com ela. Elas precisam de ter tempo para refletir sobre o seu papel na equipa. O que estão a fazer bem? O que podem melhorar? Porquê? O que é que os podia ajudar a estarem mais envolvidos e comprometidos com a equipa?
Em suma:
✅ Definir objetivos,
✅ Comunicá-los de forma efetiva,
✅ Dar a todos os colaboradores a oportunidade de sentirem que são parte de algo maior do que ele! São formas de ajudar a construir relacionamentos dentro de uma organização, com pessoas felizes, empenhadas e motivadas! ????
Como é que na sua empresa se “veste a camisola”?
Trabalho de Equipa
Sabe a diferença entre “trabalho de equipa” e “trabalho de grupo”? Todos conhecemos casos de colegas que se encostam ao trabalho dos restantes, oferecendo pouca ou nenhuma colaboração para um esforço que devia ser do conjunto.
Essa atitude advém, em muitos casos, da falta de sentimento de pertença à equipa, muitas vezes resultante de frustrações ligadas a “acharem que já têm muito trabalho”.
Estudos mostram que muitos colaboradores afirmam não sentir nenhuma conexão ou significado no trabalho que fazem e há que reconhecer não é fácil alguém esforçar-se num emprego que, na sua percepção, só exige e não lhe dá nada em troca, além do salário.
É que, por muito que as pessoas gostem de receber esse dinheiro, em algum momento das suas vidas, elas vão querer algo mais.
Infelizmente, transmitir a mensagem certa pode ser difícil.
Como fazê-lo (melhor):
- Ter objetivos específicos. (básico)
- Que essas mensagens tenham significado. (mais avançado)
- Que as expectativas de todos na empresa sejam claras. (ótimo)
- Fuja dos “chavões”. (essencial)
- Mostre como “fazer”. (crítico)
Falhar estes pontos é correr o sério risco de que a empresa fique cheia de “corpos sem cabeça”, meros invólucros a cumprir serviços mínimos à espera do fim do mês.
Uma equipa assim produzirá sucesso?