Mudanças de Paradigma
Quem é que se lembra da mítica cena do Jerry Maguire: “Show me the Money!”?
Ainda antes de começar, quero que seja bem claro que sou um firme crente que todas as empresas procuram o lucro (e aquelas que não o fazem estão/estarão em grandes apuros), mas que a forma como o procuram e o conseguem faz (cada vez mais) toda a diferença.
Acredito que o fundamento do sucesso das empresas (que falava na semana passada), assenta numa mudança de paradigma que pode ser sumarizada pela troca da mentalidade “money-oriented” para “value-oriented”.
Ou seja, o sucesso está ligado com a capacidade de criar verdadeiro valor no cliente e não no lucro imediato. Reforço: as empresas querem ter lucro! A diferença é que o caminho para lá chegar, no pós-web 3.0, assenta em criar clientes que sejam “raving fans”, isto é, promotores ativos da nossa “marca”, que se identificam com os nossos valores e que tem orgulho em nos usar.
Não acredita? Ligue para a Apple/Nike, leia as criticas dos mais bem cotados do Trip Advisor ou veja o preço médio dos carros mais vendidas em Portugal. Atenção!! Isto implica uma mudança profunda nos valores das organizações pois, conhecer, servir e superar as expectativas do cliente tem de passar a ser a sua verdadeira missão… e fundação do sucesso (e lucro) duradouro.
Qual a grande QUESTÃO (??) que as empresas têm de dar resposta neste mundo em convulsão? Ontem escrevi sobre a mudança do paradigma económico que está a ocorrer na última década em todo o mundo, e sobre os seus impactos ao nível macro.
Mas para uma empresa, o seu foco não é (exclusivamente) o macro. O tema que preocupa os gestores e empresários não se prende com os impactos no mundo, mas sim, no seu mundo, com o desenvolvimento do seu negócio no dia-a-dia.
E se somos bombardeados consistentemente com noticias de falências e fechos, o certo é que temos assistido ao nascer e crescer de milhares de empresas nestes últimos anos, que iniciam atividades, apostam num sonho, contratam mais colaboradores, desenvolvem novas tecnologias e a investem milhões no seu futuro, dando claros sinais de acreditar que ele será risonho.
O que estará na base deste sucesso? Será um aproveitar da onda tech, ou há aqui algo mais profundo? Acredito que as empresas que nasceram, resistiram e prosperaram neste período conturbado tiveram na sua mente (conscientemente ou não) a pergunta: “Como posso acrescentar mais valor à vida do meu cliente através do meu produto/serviço?”
O que é que acha?